Bom dia Teresa Figueira,
Verifico com satisfação que conseguiu criar o seu portfólio digital com sucesso e que já começou a tecer algumas reflexões no mesmo.
Aproveite também para enriquecer este espaço com comentários sobre as actividades realizadas, bem como reflexões sobre as mais-valias e dificuldades com que se vai deparando ao longo do curso.
Dado que ontem encerramos o primeiro módulo, poderá realizar um balanço da experiência do mesmo.
Lembre-se que este portfólio é semelhante a um espelho que deve reflectir o seu processo de aprendizagem ao longo de todo o curso.
Sempre ao dispor,
Vânia
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Bem vindo ao Curso de Formação Contínua de Formadores
Olá Teresa,
Parabéns por ter criado o seu blog com sucesso!
Desejo-lhe que a realização deste portfólio digital contribua para realizar aprendizagens significativas.
Como sabe, serei a tutora dos módulos III e IV do curso de Formação Contínua de Formadores, como tal acompanharei o blog nessa altura.
Até lá, desejo-lhe óptimas reflexões!
Anícia Trindade.
Parabéns por ter criado o seu blog com sucesso!
Desejo-lhe que a realização deste portfólio digital contribua para realizar aprendizagens significativas.
Como sabe, serei a tutora dos módulos III e IV do curso de Formação Contínua de Formadores, como tal acompanharei o blog nessa altura.
Até lá, desejo-lhe óptimas reflexões!
Anícia Trindade.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Formação presencial vs. fomação on-line
Quando tentamos aferir quais os papéis a desempenhar nos contextos 'formação presencial' vs. 'formação on-line', existem, de facto, comportamentos distintos dos 'actores em palco' e, enquanto na formação presencial, o 'palco' já está, normalmente, montado e resta a formandos e formador gerirem e desempenharem os seus 'papéis' de acordo com as dinâmicas que vão construíndo, na formação on-line é possível que a montagem desse mesmo palco seja construída à medida que os formandos se ambientam num espaço mais virtual, que a interacção entre formandos e formador / tutor se definem e em que as próprias ferramentas disponíveis - neste caso, na plataforma - permitem aos formandos percorrer um novo caminho de aprendizagens, de uma forma mais ou menos intuitiva, tendo em conta que pode existir um pré-requisito, ao nível de um domínio básico de instrumentos tecnológicos.
No entanto, o facto de o formando ter acesso prévio à informação (conteúdos) e de poder gerir o seu tempo e espaço de aprendizagem - se tiver, por exemplo, uma ligação à Internet sem fios - até pode frequentar o curso X na praia - não põe de parte o formador / tutor .... O seu papel poderá ser mais secundário, pelo facto de não ser ele o transmissor directo da informação, mas é nele que recai a responsabilidade de garantir que todos os formandos acompanham o processo, em ritmos diferenciados, é dele a responsabilidade de dar feedback ao trabalho que é realizado por cada um e também será dele a responsabilidade de despoletar a interacção entre o grupo que, acontecendo naturalmente através de actividades como esta, em que todos partilhamos opiniões, podem também ser trabalhadas.
Considero, inclusive, que, no ambiente de formação a distância, a formação pode ser mais personalizada / individualizada do que o é em contexto de sala de formação, em que a dinâmica do grupo pode fazer dissipar um pouco essa necessidade - o que faz aumentar a responsabilidade do formador / tutor.... sempre atento e conectado ao que está a acontecer com os formandos, estimulando todos os elementos do grupo por igual... tudo o que se deve fazer em sala, mas sem esquecer que, neste contexto, temos um ecran e um teclado como cenário.
Em suma, se a formação a distância vai de encontro às necessidades que o ritmo de vida actual imprime a cada um de nós e confere a todos - mesmo aos que, geograficamente, estão mais distantes - o acesso a novas realidades, terá de haver, da parte do formando uma maior auto-consciência e auto-motivação para o que quer, efectivamente fazer e, da parte do formador / tutor uma preparação pessoal e técnica para lidar com grupos de formação com quem 'só' se relacionará virtualmente.
TF
Subscrever:
Mensagens (Atom)