quinta-feira, 6 de março de 2008

Apreciação intermédia do portfólio

Teresa,

Apresenta reflexões claras sobre as actividades em que participou, colaborou e interveio no âmbito do módulo III.

Indica ainda pesquisa de informação relevante, contribuindo para o aprofundamento e exploração das temáticas abordadas nos diferentes módulos I, II e III.

Sugiro que para além de apresentar bibliografia relativa a cada uma das temáticas apresentadas em cada módulo, reflicta sobre o contributo dessas pesquisas para a consolidação de aprendizagens e realização de aprendizagens significativas.

Sugiro ainda que reflicta sobre as mais-valias e dificuldades com que se deparou na participação e colaboração das actividades em que interveio, e o contributo da participação neste curso para o contexto profissional.

Continuação de óptimas reflexões,

Anícia

domingo, 2 de março de 2008

Algumas reflexões sobre avaliação

A palavra ‘avaliação’ está na ordem do dia e, para além da polémica que causa, em muitos casos, a experiência nova pela qual estou a passar – acabei agora mesmo de criar um exercício no Hot Potatoes (nome delicioso… Batatas Quentes!) e lá tive de enviar um e-mail com uma dúvida à tutora… correu tudo bem, mas as instruções estão em Inglês! – leva-me a algumas interrogações, que, à 1ª vista, talvez esteja a transpor do contexto de formação presencial.
Neste caso, em concreto, dado que cada um de nós gere o seu tempo e trabalha em ritmos diferentes, com encontros pontuais que dependem das estratégias definidas por cada grupo, há uma questão que gostava de partilhar: de que forma se anula todo e qualquer vestígio de subjectividade no processo de avaliação em que estamos inseridos?
É claro que esta reflexão não tem qualquer ponto de contacto com o óptimo desempenho das nossas tutoras, nem com a definição de critérios atribuída ao processo de avaliação subjacente a cada módulo deste curso mas, se o futuro nos abre a perspectiva de trabalharmos como tutores / formadores de cursos a distância, como é que podemos ser 100% objectivos nas apreciações dos nossos formandos… e se a avaliação prognóstica falhar redondamente? Ou o formando fizer tudo ‘à pressa’ a 2 dias da conclusão do curso, apresentando um trabalho excelente?... Conseguimos ser só objectivos? É mais fácil ou mais difícil fazê-lo on-line?
Tenho de reflectir um pouco mais…

Referências bibliográficas_Módulo 3

Alguns livros já consultados:
Avaliação das Aprendizagens, Centro Nacional de Formação de Formadores, Referencial de Formação pedagógica Contínua de Formadores, IEFP;

E-learning: O Papel dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem na Europa, Colecção Formação a Distância e e-learning, INOFOR

Avaliação da Formação - Glossário Anotado, Colecção Avaliação, INOFOR


Referências bibliográficas_Módulo 2

Como nem sempre nos lembramos de como é bom termos a informação, ao alcance de um clique....

http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=2499

http://www.trainingvillage.gr/etv/Upload/Information_resources/Bookshop/341/28_pt_majumdar.pdf

http://www.ricesu.com.br/ciqead2005/trabalhos/18.pdf

Referências bibliográficas_Módulo 1

Na tentativa de me redimir, por ainda não ter actualizado as informações, aqui ficam os acessos a alguns documentos consultados no módulo 1

http://www.prof2000.pt/p2000/artigo_imp.asp?ID=22

http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo2.pdf

http://www.netprof.pt/PDF/curso_online.pdf